OS 5 TIPOS DE LIDERANÇA - Mude Sua Vida Hoje com Pablo Paucar Mentalidade

OS 5 TIPOS DE LIDERANÇA

banner blog

A liderança é um tema muito estudado nos tempos modernos, pois as sociedades não podem existir sem líderes.

Assim como no reino animal existe uma abelha rainha, uma formiga rainha ou os machos alfa que são os líderes, a sociedade humana a força deve ter líderes políticos, sociais religiosos. Pessoas que guiam outros.

Se nós colocarmos um pote cheio de formigas e abrimos a tampa, elas vão caminhar uma atrás da outra de forma organizada até todas terem conseguido sair, se nós colocarmos 100 pessoas numa sala e dermos a ordem de sair, todas vão querer sair ao mesmo tempo uma em cima da outra, empurrando e  puxando uns aos outros. Por isso precisamos de “comandos”, João você levanta e abre a porta, Maria sai primeiro, Pedro ajuda André, uma fila por favor, etc etc. Como somos seres inteligentes precisamos receber e entender instruções.

Liderança é uma palavra que tem a ver com influência.  Qual é o seu nível de influência define seu nível de liderança. Tudo depende dos recursos ou técnicas que você está habituado a utilizar.

Existem 5 tipos de Liderança…

1. Liderança por temor, que é utilizada por chefes ou patrões para exigir um bom desempenho de seus empregados ou subordinados, e a raiz dela é a punição, a demissão, a ameaça e claro ela funciona, mas é limitada pois o trabalho não é feito de boa vontade, e se o chefe não está presente, acredito que a produtividade vai cair muito.

2. Liderança por recompensa tem a ver com estimular a equipe a dar o seu melhor a traves de presentes, prêmios ou promoções. E muitas empresas usam esse tipo de liderança para motivar sua força de vendas, tem ferias como parte dos seus incentivos e demais agrados para quem cumpre as metas.  Mas essa também poderia ser uma liderança limitada pois muitas pessoas acabam tendo a atitude do golfinho, que sempre quer sua recompensa por pequenos feitos.  Quem sabe nossos filhos podem cair nisso também se a cada boa nota na escola damos um presente, daqui a pouco eles mesmos vão negociar o presente que querem receber por tirar boas notas, para o tempo deles chegarem na faculdade cada semestre aprovado poderia nos custar uma viagem de ferias no caribe ou um carro novo, se essa família não tiver outros recursos para “motivar” os filhoes ou essas possibilidades económicas poderiam ter problemas.

3. O próximo tipo de liderança tem a ver com imposição.  Aquela empresa que mudou de gerente e agora a equipe tem que respeitar seu novo chefe não pela sua liderança e sim pela sua posição, pelo seu cargo.   Como disse antes a liderança tem a ver com influência e não com posição, então aquele gerente vai ter que conquistar a sua equipe e mostrar que ele esta a altura desse cargo, dessa maneira a equipe vira a respeitá-lo e segui-lo como seu líder.

4. O próximo tipo de liderança é por capacidade, por talento.  Funciona assim, em um grupo aquele que demonstra que tem melhores idéias , mais experiência ou melhores conclusões sobre um assunto,  e considerado de forma natural como líder. Então as outras pessoas começam a deixar que seja ele que expresse  e decida sobre o que deveria ser feito, o problema é que a pessoa deve ser capaz mesmo.

5. O último tipo de liderança tem a ver com Carisma, o mais poderoso de todos, onde você consegue atrair as pessoas sem esforço, elas querem ficar com você pela energia e carisma que você tem.

Nos próximos posts estarei falando mais sobre esses tipos de lideres e as suas carateristicas…

Seja apaixonado, viva intensamente e foque no que te faz feliz .

Seu coach e amigo

Firma-Logo

Coloque seu email abaixo e Junte-se a mais de 13.000 leitores do meu blog e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com o seu negócio Multinível e de Vendas Diretas (é grátis)!

 


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>