Como Eliminar Dívidas Para Sempre - Mude Sua Vida Hoje com Pablo Paucar Mentalidade
Como Eliminar Dívidas Para Sempre

Como Eliminar Dívidas Para Sempre

O Zen Habbits, que publica dicas diversas, fez uma compilação de como eliminar suas dívidas e cuidar de sua saúde financeira. A lista deles têm alguns itens conceitualmente muito repetidos, alguns adequados só aos hábitos americanos e outros impraticáveis. Mas alguns são úteis e eu achei por bem citar alguns e acrescentar minhas próprias dicas, fazendo esta minha versão a seguir.

01. Não comece novas dívidas, isto é fundamental. Prefira sempre usar dinheiro para suas compras e não faça compras a prazo.

02. Tenha em mente que você deve gastar menos do que ganha.

03. Quando as dívidas encerrarem, separe 60% para reservas e aproveite os outros 40%.

04. Mantenha todas suas dívidas anotadas, assim você vai saber quanto você deve no total.

05. Coloque-as em um planilha separadas por pagamentos mensais, taxa de juros, e campos de totais mensais e gerais de todos estes balanços. Atualize mensalmente a medida que for pagando suas dívidas e observe as dividas diminuírem. Além de permitir o controle, a visualizar o progresso motiva a disciplina.

06. Tenha apenas um cartão de crédito, e este deve ter um limite baixo.

07. Corte os seus cartões de crédito. Sério mesmo, corte ou quebre!

08. Crie um fundo de emergência. Se você receber algum dinheiro extra (restituição do IRPF, etc.) use-o para reserva de emergência.

09. Não gaste tudo pagando as dívidas, você precisa deixar o suficiente para pagar suas despesas normais.

10. Evite comer fora. Cozinhe sua própria comida, evite lugares onde a maior parte do preço esta na sofisticação e não no que vem no prato.

11. Fuja das falsas economias. Você realmente precisa daquele bronzeador que vem de graça com a escova de dentes?

12. Busque diversões gratuitas como: visita a amigos, parques, exposições ou atividades com a família. Além de economizar vai melhorar sua qualidade de vida.

13. Não conte com o fundo de emergência para pagar suas dívidas. Não toque no fundo de emergência!

14. Avalie as despesas que devem aparecer no futuro (renovações de serviços anuais, por exemplo, são fáceis de esquecer) e se planeje para elas, assim quando elas vierem você já sabe o que fazer.

15. Faça seu orçamento, conhecendo o destino de seu dinheiro, e dê uma margem de segurança.

16. Pague o mínimo em cada dívida e ataque as menores com todo dinheiro extra que conseguir. Assim que eliminar completamente uma divida, faça o mesmo com a próxima.

17. Identifique suas tendências de gastos e determine limites para cada uma.

18. Persista. Assuma o compromisso de acabar com suas dívidas e se elas não estiverem lentamente diminuindo reveja seu comprometimento. Mudança é difícil e você precisa livrar-se dos hábitos que te levaram a ter dívidas. Qualquer um é capaz, incluindo você: pare de gastar!

19. Observe suas reais necessidades e não tente racionalizar e inventar desculpas para comprar a última novidade tecnológica ou mais uma peça de roupa.

20. Descubra os métodos que funcionam com você e mantenha-os. Se algo não esta funcionando, procure outra forma.

21. Seja paciente. As dívidas não irão desaparecer de uma hora para outra, acompanhe seu progresso e não espere mudanças repentinas.

22. Faça uma economia realista. Coloque a maior parte do dinheiro para pagar as dívidas e ter um fundo de emergência, mas deixe um pouco para gastar à vontade. Poucas pessoas conseguirão se manter sem vida social e lazer.

23. Elimine tudo que não são necessários, mas que estão fazendo você acumular dividas. TV por assinatura, internet com mais velocidade do que precisa, assinatura de revistas que você nem lê. Se você acha difícil se livrar destas coisas, some os valores gastos e veja o quanto economizará, mensal e anualmente, você vai ficar surpreso!

24. Pare de pegar empréstimos. Isso inclui: cartões de crédito, limite de cheque especial, financiamento de carro novo, etc. Se você não pode comprar em dinheiro agora, você não pode comprar!

25. Separe suas despesas em categorias. Anote-as e observe quais áreas você tem problemas com gastos e focalize sua meta nelas.

26. Sempre saiba exatamente quanto dinheiro você tem (na carteira e no banco).

27. Faça um plano, qualquer planejamento financeiro é melhor que nenhum.

28. Tenha visão a longo prazo, tenha em mente onde você estará em cinco, dez ou trinta anos à frente.

29. Desligue a TV, jogue fora malas diretas, folhetos de propaganda e e-mails de propagandas. Faça isto para não ficar tentado a comprar coisas que você realmente não precisa.

30. Recebeu um aumento? Faça de conta que não aconteceu. Coloque todo este dinheiro para pagar as dívidas.

31. Mude a forma de pensar o dinheiro. Calcule quanto dinheiro você faz em uma hora de trabalho e então aplique o fator tempo em suas compras. Veja quanto tempo você terá que passar trabalhando para pagar aquele gadget novo e veja se vale a pena este esforço. Provavelmente não.

32. Pague primeiro as dívidas com juros mais altos.

33. Fique atento às alternativas. Você realmente precisa daquela marca? O modelo mais novo (e mais caro) realmente é o que você precisa?

34. Ganhe dinheiro extra. Aproveite alternativas que gerem retorno extra e aplique-as para saldar as dívidas.

35. Coloque apenas um cartão na sua carteira com a frase: “VOCÊ REALMENTE PRECISA DISSO?”

36. Imprima esta lista e releia freqüentemente. Marque os itens que precisa reforçar.

37. Torne um hábito e não desista.

38. Coloque como meta ter uma reserva de 100 mil na sua conta bancária, sem nenhuma dívida, isso é muito bom…acredite, pode demorar de 3 a 10 anos, mas é possível !!!

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

5 comentários

  1. JURANDIR CECHIN

    MUITO BOA ESTAS REGRAS .
    GOSTARIA DE ESTAR RECEBENDO MAIS PUBLICAÇOES.

  2. Sergio Vieira

    Olá Pablo, muito úteis essas dicas. Agradeço e já vou divulgar na minha organização, para que o time ganhe o dinheiro e saiba administrá-lo.

    Grande abraço.
    Sergio

  3. Márcia Santos

    Realmente muito boas dica ,o cartão e uma tentação e cada vez a gente se enrola mais !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>